Fotografia Religiosa

Câmera na mão e o coração na missão.
Pesquisas Populares: Jesus Maria Eucaristia Papa Vaticano

Celebramos na próxima semana a Semana Santa e todos os mistérios centrais da nossa fé. 

Nesses dias, recordaremos a entrada do Senhor em Jerusalém, sua Paixão e Morte e a sua Ressurreição dentre os mortos. Tudo isso por amor e para resgatar a humanidade do pecado.

Como fotógrafos religiosos, somos chamados a registrar os momentos desta Semana tão solene e importante para nossa fé. Somos convidados também a transmitir o sentido de cada celebração através de nossas lentes

Para que você tenha mais segurança e consiga tirar boas fotografias durante este tempo, nós da Fotografia Religiosa, separamos sete dicas para que você possa fotografar bem as celebrações que se aproximam e comunicar por meio do seu olhar o sentido e os mistérios celebrados. 

Confira:

  • Cristo é o centro: Lembre-se que Jesus Cristo está presente pela Eucaristia e é o centro de todas as celebrações. Nesta Semana Santa, quando recordaremos os atos finais de sua vida, busque trazê-lo em suas fotografias, na Eucaristia ou na Cruz, por exemplo.
  • Sentido do sagrado: Tirar fotos em uma igreja não é igual a tirar fotos em um parque ou uma praça, por exemplo. É um local onde as pessoas estão buscando um contato mais íntimo com Deus e por isso você deve seguir regras e respeitar os locais apropriados para os equipamentos e pessoas, além de manter a discrição em cada ação
  • Conheça os ritos e as celebrações: Desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa, a Semana Santa é repleta de celebrações com muitos significados. Busque compreender o sentido, a estrutura e o rito de cada uma para não perder os momentos mais importantes.
  • Atenção aos equipamentos: Confira a condição de seus equipamentos antes de começar, verificando detalhes como a memória e bateria. Da mesma forma, faça uma lista antecipada do que você vai precisar e se organize para não esquecer nada. Lembre-se de escolher equipamentos mais silenciosos para não atrapalhar as celebrações.
  • Respeito e sensibilidade: A Semana Santa é muito importante para a oração e devoção dos fiéis e para toda Igreja. Mantenha o respeito pelos momentos sagrados e também pelas pessoas, tendo sensibilidade nos momentos mais intensos e significativos de oração.
  • Chegue antes: Além de toda preparação técnica e conhecimento dos ritos, é importante chegar cedo ao local das celebrações, para encontrar os melhores ângulos para conseguir fotos das procissões e celebrações de uma perspectiva única. Assim, você também terá um tempo para conversar com o presidente da celebração sobre o que pode e não pode fazer.
  • Fotografe as pessoas: Além de fotografar os momentos mais importantes de cada celebração, busque trazer também as pessoas em suas lentes. Dessa forma, tente capturar as expressões e emoções dos fiéis diante dos mistérios celebrados.

 

Esta é a semana mais importante do ano para os católicos. Sendo assim, não devemos apenas capturá-la em nossas fotos, mas vivê-la intensamente com um coração voltado para Deus. Devemos manter um espírito de conversão, penitência e gratidão por Seu amor e misericórdia que nos salvam diariamente.

Dessa forma, compreenderemos melhor cada detalhe e daremos testemunho de sua fé a todos, enquanto exercemos nosso dom.

Deixe seu comentário

Post relacionados