Fotografia Religiosa

Câmera na mão e o coração na missão.
Pesquisas Populares: Jesus Maria Eucaristia Papa Vaticano

Fotografia, dentre tantos significados etimológicos, um em especial nos chama a atenção:  “escrita da luz”. Sabemos que muitos termos utilizados na tecnologia são próximos ou até idênticos aos teológicos, e na fotografia, existe uma vasta riqueza destes termos, aos quais precisamos nos aprofundar, para que toda a sacralidade que captamos com os olhos possa se tornar arte e evangelização.

Há em nossas paróquias muitos fotógrafos e em sua grande maioria cobrem eventos paroquiais levando a fotografia para um lado mais de registro e atualização dos acontecimentos, que são de extrema importância, mas a Fotografia Religiosa é um convite para serem verdadeiros “escritores da luz”. Não se escreve um bom texto sem antes conhecer a matéria de estudo, e não se escreve sobre alguém, sem conhecê-lo, e por último não se escreve bem sem regras gramaticais. 

 

Fotografar dentro do ambiente religioso, não exige somente o conhecimento técnico de como manusear a câmera, é necessário também conhecer a Liturgia, o contexto histórico e até mesmo o carisma a ser fotografado no caso de fotos de institutos religiosos, novas comunidades e pastorais para se alcançar uma foto que fomente no espectador o interesse ou desperte nele seus sentimentos mais íntimos para com o Sagrado.

 

Por isso ao criar uma fotografia, estamos gerando uma imagem que deve ser pensada, imbuída de sentido e finalidade, dessa forma faremos um código visual, uma mensagem evangelizadora que afeta e motiva o espectador a decifra-la e ir ao encontro da experiência vivida através dela.

 

A evangelização por meio da fotografia exige preparo, sensibilidade, espiritualidade, pois são as imagens palpáveis que construirão a imagem do invisível e sem a experiência pessoal, elas se tornarão vazias de significado.

Assim como existem técnicas específicas para fotografar alimentos, como é o caso da Fotografia Gastronômica que tem por objetivo captação de imagens de alimentos tornando-os visualmente atraentes, a Fotografia Religiosa é uma técnica de captação de imagens que sejam verdadeiras vivências de fé, por isso utilizamos a palavra religiosa que vem do latim “religare” e quer dizer religar, portanto, são imagens que nos religam ao Sagrado.

É um convite a evangelizar por meio da imagem e auxiliar a Igreja na produção de conteúdos imagéticos, dando suporte ao trabalho das redes sociais, sites, revistas e as mais vastas mídias de comunicação católica, no Brasil já existe um banco de imagens católicas colaborativo, uma rede de fotógrafos católicos onde os agentes de pastorais da comunicação produzem e disponibilizam imagens de boa qualidade para o serviço de comunicação da Igreja.

 

 

Essa técnica surgiu através de um trabalho pioneiro de criação de banco de imagens para alimentar mídias católicas, desenvolvido pela Adora Comunicação Católica, e depois se transformou em um curso, ganhando grande destaque no Brasil, Equador, Bolívia e agora o assunto chega ao Vaticano.

 

Faça parte desta rede de fotógrafos católicos e evangelize por meio da imagem, acesse o banco de imagens www.fotografiareligiosa.com.br.

 

Somos chamados a ter as câmeras nas mãos e o coração na missão!

 

-----------------------

Fernando Nunes

Gestor de Designer

Adora Comunicação Católica

Informações sobre cursos e palestras (43) 9 9631-1861

contato@adoracomunicacao.com

Deixe seu comentário

Post relacionados