Fotografia Religiosa

Câmera na mão e o coração na missão.
Pesquisas Populares: Jesus Maria Eucaristia Papa Vaticano

Realizado nos meses de setembro e outubro, pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Uberaba-MG, o primeiro Concurso de Fotografia Religiosa.

 

Com o tema: “A beleza da Igreja – A melhor arma é o olhar", o evento foi uma iniciativa da Pascom para celebrar o 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, numa perspectiva de encontro, para desenvolver a sensibilidade do olhar, a arte da contemplação e a descoberta do belo em nossas igrejas locais. O 53º DMCS teve como tema: “Somos membros uns dos outros (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana”.

 

“A imagem do corpo e dos membros recorda-nos que o uso da social web é complementar do encontro em carne e osso, vivido através do corpo, do coração, dos olhos, da contemplação, da respiração do outro. Se a rede for usada como prolongamento ou expectação de tal encontro, então não se atraiçoa a si mesma e permanece um recurso para a comunhão. Se uma família utiliza a rede para estar mais conectada, para depois se encontrar à mesa e olhar-se olhos nos olhos, então é um recurso. Se uma comunidade eclesial coordena a sua atividade através da rede, para depois celebrar juntos a Eucaristia, então é um recurso. Se a rede é uma oportunidade para me aproximar de casos e experiências de bondade ou de sofrimento distantes fisicamente de mim, para rezar juntos e, juntos, buscar o bem na descoberta daquilo que nos une, então é um recurso.” (Trecho da 53º Carta do Dia Mundial das Comunicações Sociais)

 

As fotos foram avaliadas e selecionadas por um grupo de jurados muito especiais: Dom Paulo Mendes Peixoto (Arcebispo de Uberaba), Monsenhor Valmir Ribeiro (Pároco da Catedral Metropolitana e Assessor da Pascom Arquidiocesana), Padre Fabiano Roberto (Pároco da Igreja de São Geraldo Majela e Assessor Arquidiocesano da Catequese e Música), Irmã Sônia (Carmelita Missionária), Alysson Oliveira e Giovane Machado (Fotógrafos profissionais e consagrados de nossa cidade).

 

As 12 melhores fotos irão compor exposição fotográfica anexa ao Presépio, que ficará disposto no Shopping Uberaba, de 23/12/2019 a 06/01/2020, além das redes sociais da Arquidiocese de Uberaba. Irão compor, também, um calendário para 2020, adquirido em particular por Paróquias interessadas. Mais de 5000 unidades serão impressas.

 

Que o recurso da fotografia nos proporcione a alegria do encontro, compartilhando a beleza de nossas igrejas, através do olhar e da sensibilidade de todos aqueles que nela permeiam!

 

Rejane Canêdo

Pascom – Arquidiocese de Uberaba

 

Deixe seu comentário

Post relacionados