Fotografia Religiosa

Câmera na mão e o coração na missão.
Pesquisas Populares: Jesus Maria Eucaristia Papa Vaticano

Como fotógrafos, para realizar o nosso trabalho, diariamente precisamos ser mais criativos. Mas, o que é de fato a criatividade? Longe do que muitas pessoas pensam, ela não é um dom inerente, mas uma habilidade a ser aprimorada. Nem todos os seres são criativos, mas todos podem exercitar essa habilidade... 

 

Tentando defini-la, a criatividade por si, pode ser vista como um ato, uma ação de ter ideias novas, e a maneira prática de torná-las em realidade. Está ligada com a maneira como a pessoa vê o mundo, e decide transformá-lo.

 

Ou seja, resumidamente, a capacidade em criar algo novo. 

 

Sim, a criatividade é muito importante! São vários os benefícios de investir na capacidade criativa, como por exemplo: maior facilidade na resolução de problemas, imaginação para ideias originais… entre tantos outros. E em correlação com a fotografia então nem se fala, né? A criatividade é o diferencial de cada fotógrafo, a partir da criação de seu próprio estilo, além de possibilitar sempre trabalhos diferentes dos anteriores. 

 

Tudo bem, entendemos o quanto a criatividade faz a diferença na nossa profissão. Mas, agora vem a pergunta: como faço para ser uma pessoa criativa? Como dissemos, a criatividade é uma habilidade que pode ser trabalhada, então podemos aprender a sermos criativos, através do exercício. Algumas boas dicas são: 

 

1- Errar: Para sermos mais criativos, precisamos assumir mais riscos. Para acertarmos mais, precisamos tentar mais. 

 

2- Manter-se em movimento: Precisamos ter empenho, e correr atrás dos objetivos para que nossa mente funcione de forma mais dinâmica. 

 

3- Ter disciplina e constância: É necessário criar um momento propício. Precisamos delimitar um horário, uma data e nos esforçarmos para cumpri-lo.

 

4- Estar aberto à ação do Espírito Santo: Além deste sim humano, também precisamos entender que temos conosco, como comunicadores católicos, um Espírito que é a inspiração para toda criatividade. O Senhor é fonte infinita de possibilidades e meios para a evangelização.

 

Que hoje, no Dia da Criatividade, sejamos corajosos o suficiente para investir em um processo criativo, pois quanto mais treinamos, mais habilidosos nos tornamos.

Deixe seu comentário

Post relacionados