Fotografia Religiosa

Câmera na mão e o coração na missão.
Pesquisas Populares: Jesus Maria Eucaristia Papa Vaticano

Agosto é comumente conhecido por nós, católicos, como o Mês Vocacional. Segundo a tradição da Santa Igreja, cada mês comemoramos uma devoção específica, e o mês de agosto é quando nos lembramos das vocações e rezamos especialmente por elas!

 

Por todo esse período, comemoramos e conhecemos um pouco mais sobre os caminhos possíveis em nossa fé. Cada domingo é designado para uma vocação, em específico. No primeiro, é momento de reconhecer a importância do chamado ao sacerdócio, no segundo à família, no terceiro à vida consagrada e no quarto às vocações leigas.

 

Nada alegra mais o coração de nosso Pai do que quando reconhecemos que a vontade dEle é o maior presente já planejado. Não é novidade dizer que Ele conhece o íntimo de nosso ser… sonhou com cada característica nossa, e desde o ventre de nossa mãe tinha uma missão e um propósito para nossas vidas. 

 

E vivendo esse mês vocacional, questionamentos surgem sobre a nossa íntima relação com Deus, e sobre a nossa missão no mundo. Hoje, te convidamos a refletir: Você está realmente servindo ao Senhor? Ou está servindo a si mesmo? 

 

Pela natureza humana, temos o costume de sempre priorizar as nossas vontades, nossos desejos, nossos pontos de vista. Mas, será que isso não nos torna "deuses" de nossas próprias vidas? Ao tomar todas as decisões, por nós mesmos, estamos negligenciando um Deus que tudo sabe, tudo pode e de tudo protege. 

 

Sim, o autoconhecimento é essencial para o discernimento vocacional e para a nossa vida de serviço, porém, de nada adianta nos conhecermos se não escutarmos Aquele que nos criou, e que nos ama incondicionalmente. Confiar nos planos de Deus é um ato de amor, e não apenas em um sentido geral, mas em cada uma das pequenas decisões diárias que tomamos. Como servos, é dever ouvir as ordens que nosso Senhor nos dá, pois nada somos capazes sozinhos.

 

Vocação não é sobre entender quais são os nossos desejos, mas sim alinhá-los com a vontade do Pai, pois Ele nos chama! 

 

Feliz Mês das Vocações! 

Deixe seu comentário

Post relacionados